Não só os
alunos afirmam gratuitamente que a interpretação depende de cada um. Na
realidade isto é para fugir a um problema que não é de difícil solução por meio
de sofisma (=argumento aparentemente válido, mas, na realidade, não conclusivo,
e que supõe má fé por parte de quem o apresenta).
Podemos,
tranquilamente, ser bem-sucedidos numa interpretação de texto. Para isso,
devemos observar o seguinte:
01. Ler
todo o texto, procurando ter uma visão geral do assunto;
02. Se
encontrar palavras desconhecidas, não interrompa a leitura, vá até o fim,
ininterruptamente;
03. Ler,
ler bem, ler profundamente, ou seja, ler o texto pelo menos umas três
vezes;
04. Ler
com perspicácia, sutileza, malícia nas entrelinhas;
05.
Voltar ao texto tantas quantas vezes precisar;
06. Não
permitir que prevaleçam suas idéias sobre as do
autor;
07.
Partir o texto em pedaços (parágrafos, partes) para melhor
compreensão;
08.
Centralizar cada questão ao pedaço (parágrafo, parte) do texto
correspondente;
09.
Verificar, com atenção e cuidado, o enunciado de cada
questão;
10.
Cuidado com os vocábulos: destoa (=diferente de ...), não, correta, incorreta,
certa, errada, falsa, verdadeira, exceto, e outras; palavras que aparecem nas
perguntas e que, às vezes, dificultam a entender o que se perguntou e o que se
pediu;
11.
Quando duas alternativas lhe parecem corretas, procurar a mais exata ou a mais
completa;
12.
Quando o autor apenas sugerir idéia, procurar um fundamento de lógica
objetiva;
13.
Cuidado com as questões voltadas para dados
superficiais;
14. Não
se deve procurar a verdade exata dentro daquela resposta, mas a opção que melhor
se enquadre no sentido do texto;
15. Às
vezes a etimologia ou a semelhança das palavras denuncia a
resposta;
16.
Procure estabelecer quais foram as opiniões expostas pelo autor, definindo o
tema e a mensagem;
17. O
autor defende idéias e você deve percebê-las;
18. Os adjuntos adverbiais e os predicativos
do sujeito são importantíssimos na interpretação do texto.
Ex.: Ele morreu de fome.de fome: adjunto
adverbial de causa, determina a causa na realização do fato (= morte de
"ele").
Ex.: Ele morreu faminto.
faminto: predicativo do sujeito, é o estado
em que "ele" se encontrava quando morreu.;
19. As
orações coordenadas não têm oração principal, apenas as idéias estão coordenadas
entre si;
20. Os
adjetivos ligados a um substantivo vão dar a ele maior clareza de expressão,
aumentando-lhe ou determinando-lhe o significado.
Nota:
Diante do que foi dito, espero que você mude o modo de pensar, pois a
interpretação não depende de cada um, mas, sim, do que está escrito. "O que está
escrito, escrito está."
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