O
primeiro parágrafo da redação pode ser feito de diversas maneiras
diferentes:
01)
Trajetória histórica:
Traçar a
trajetória histórica é apresentar uma analogia entre elementos do passado e do
presente.
Já que
uma analogia será apresentada, então os elementos devem ser similares; há de
haver semelhança entre os argumentos apresentados, ou seja, só usaremos a
trajetória histórica, quando houver um fato no passado que seja comparável, de
alguma maneira, a outro no presente.
Quando
apresentar a trajetória histórica na introdução, deve-se discutir, no
desenvolvimento, cada elemento em um só parágrafo. Não misture elementos de
épocas diferentes em um mesmo parágrafo. A trajetória histórica torna
convincente a exemplificação; só se deve usar esse argumento, se houver conhecimento que legitime a fonte histórica.
02)
Comparando social, geográfica ou historicamente.
Também é
apresentar uma analogia entre elementos, porém sem buscar no passado a
argumentação. É comparar dois países, dois fatos, duas personagens, enfim,
comparar dois elementos, para comprovar o tema.
Lembre-se
de que se trata da introdução, portanto a comparação apenas será apresentada
para, no desenvolvimento, ser discutido cada elemento da comparação em um
parágrafo.
03)
Conceituando ou definindo uma ideia ou situação.
Em alguns
temas de dissertação surgem palavras-chave de extrema importância para a
argumentação. Nesses casos, pode-se iniciar a redação com a definição dessa
palavra, com o significado dela, para, posteriormente, no desenvolvimento,
trabalhar com exemplos de comprovação.
04)
Contestando uma ideia ou citação, contradizendo, em
partes.
Quando o
tema apresenta uma ideia com a qual não se concorda inteiramente, pode-se
trabalhar com este método: concordar com o tema, em partes, ou seja, argumentar
que a ideia do tema é verdadeira, mas que existem controvérsias; discutir que o
assunto do tema é polêmico, que há elementos que o comprovem, e elementos que
discordem dele, igualmente.
Não se
esqueça de que o desenvolvimento tem que ser condizente com a introdução, estar
em harmonia com ela, ou seja, se trabalhar com esse método, o desenvolvimento
deve conter as duas comprovações, cada uma em um parágrafo.
05)
Refutando o tema, contradizendo totalmente.
Refutar
significa rebater os argumentos; contestar as asserções; não concordar com algo;
reprovar; ser contrário a algo; contrariar com provas; desmentir; negar.
Portanto refutar o tema é escrever, na introdução, o contrário do que foi
apresentado pelo tema. Deve-se tomar muito cuidado, pois não é só escrever o
contrário, mas mostrar que se é contra o que está escrito. O ideal, nesse caso,
é iniciar a introdução com Ao contrário do que se acredita...
Não se
esqueça, novamente, de que o desenvolvimento tem que ser condizente com a
introdução, estar em harmonia com ela, ou seja, se trabalhar com esse método, o
desenvolvimento deve conter apenas elementos contrários ao tema. Cuidado para
não cair em contradição. Se for, na introdução, favorável ao tema, apresente, no
desenvolvimento, apenas elementos favoráveis a ele; se for contrário, apresente
apenas elementos contrários.
06)
Elaborando uma série de interrogações.
Pode-se
iniciar a redação com uma série de perguntas. Porém, cuidado! Devem ser
perguntas que levem a questionamentos e reflexões, e não perguntas vazias que
levem a nada ou apenas a respostas genéricas.
As
perguntas devem ser respondidas, no desenvolvimento, com argumentações coerentes
e importantes, cada uma em um parágrafo. Portanto use esse método apenas quando
já possuir as respostas, ou seja, escolha primeiramente os argumentos que serão
utilizados no desenvolvimento e elabore perguntas sobre eles, para funcionar
como introdução da dissertação.
07)
Transformando a introdução em uma pergunta.
O mesmo
que a anterior, mas com apenas uma pergunta.
08)
Elaborando uma enumeração de informações.
Quando se
tem certeza de que as informações são verídicas, podem-se usá-las na introdução
e, depois, discuti-las, uma a uma, no desenvolvimento.
09)
Caracterizando espaços ou aspectos.
Pode-se
iniciar a introdução com uma descrição de lugares ou de épocas, ou ainda com uma
narração de fatos. Deve ser uma curta descrição ou narração, somente para
iniciar a redação de maneira interessante, curiosa. Não se empolgue!! Não
transforme a dissertação em descrição, muito menos em narração.
10)
Resumo do que será apresentado no desenvolvimento.
Uma das
maneiras mais fáceis de se elaborar a introdução é apresentar o resumo do que se
vai discutir no desenvolvimento. Nesse caso, é necessário planejar
cuidadosamente a redação toda, antes de começá-la, pois, na introdução, serão
apresentados os tópicos a serem discutidos no desenvolvimento. Deve-se tomar o
cuidado para não se apresentarem muitos tópicos, senão a dissertação será
somente expositiva e não argumentativa. Cada tópico apresentado na introdução
deve ser discutido no desenvolvimento em um parágrafo inteiro. Não se devem
misturá-los em um parágrafo só, nem utilizar dois ou mais parágrafos, para se
discutir um mesmo assunto. O ideal é que sejam apresentados somente dois ou três
temas para discussão.
11)
Paráfrase.
A maneira
mais fácil de se elaborar a introdução é valendo-se da paráfrase, que consiste
em reescrever o tema, utilizando suas próprias palavras. Deve- se tomar o
cuidado, para não apenas se substituírem as palavras do tema por sinônimos, pois
isso será demonstração de falta de criatividade; o melhor é reestruturar
totalmente o tema, realmente utilizando "SUAS" palavras.
Observe o
que traz o Michaelis - Moderno Dicionário da Língua Portuguesa, quanto à
definição da palavra paráfrase: Explicação ou tradução mais desenvolvida de um
texto por meio de palavras diferentes das nele empregadas. Portanto sua frase
deve ser mais desenvolvida que a frase apresentada como tema, e as palavras
devem ser diferentes, e não sinônimas.
Apresento,
aqui, algumas frases que podem ajudar, para iniciar a introdução. Não tomem
estas frases como receita infalível. Antes de usá-las, analise bem o tema,
planeje incansavelmente o desenvolvimento, use sua inteligência, para ter
certeza daquilo que será incluso em sua dissertação. Só depois disso, use estas
frases:
É de
conhecimento geral que ...
Todos
sabem que, em nosso país, há tempos, observa- se ...
Nesse
caso, utilizei circunstância de lugar (em nosso país) e de tempo (há tempos).
Isso é só para mostrar que é possível acrescentar
circunstância diversas na introdução, não necessariamente estas que aqui estão.
Outro elemento com o qual se deve tomar muito cuidado é o pronome se. Nesse
caso, ele é partícula apassivadora, portanto o verbo deverá concordar com o
elemento que vier à frente (sing. ou pl.)
Cogita-se,
com muita freqüência, de ...
O mesmo
raciocínio da anterior, agora com a circunstância de modo (com muita
freqüência).
Muito se
tem discutido, recentemente, acerca de ...
Muito se
debate, hoje em dia, ...
Partícula
apassivadora novamente. Cuidado com a concordância.
O (A)
..... é de fundamental importância em ....
É de
fundamental importância o (a) ....
É
indiscutível que ... / É inegável que ...
Muito se
discute a importância de ...
Comenta-se,
com freqüência, a respeito de ...
Não raro,
toma-se conhecimento, por meio de ..., de
Apesar de
muitos acreditarem que .... (refutação)
Ao
contrário do que muitos acreditam ... (refutação)
Pode-se
afirmar que, em razão de ...( devido a, pelo ) ...
Ao fazer
uma análise da sociedade, busca-se descobrir as causas de ....
Talvez
seja difícil dizer o motivo pelo qual ...
Ao
analisar o (a, os, as) ... , é possível conhecer o (a, os, as) .... , pois
...
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