Toda
proposta de redação em exames e vestibulares é composta por, além do tema e das
instruções, um conjunto de textos (que podem ser verbais e não verbais, como
charges, tirinhas, gráficos, infográficos, mapas, fotos, figuras em geral etc),
o qual chamamos, popularmente, de coletânea textual. Apesar desta semelhança,
cada prova possui o seu conceito sobre este aspecto: há vestibulares que
orientam que os candidatos façam uso destes textos e eles ficam sujeitos a
descontos na nota final caso não utilizem dados, informações, exemplos, dentre
outros, da coletânea que acompanha a proposta e este uso, por sua vez, também é
específico, ou seja, determinado pela avaliação – normalmente, não é recomendada
a cópia generalizada em qualquer situação. Em outros casos, como o do ENEM, a
coletânea recebe um outro nome, o que já nos diz algo sobre sua função na
proposta de redação: textos motivadores.
Para o
Exame Nacional do Ensino Médio, os chamados textos motivadores fazem, juntamente
com o tema posto, o recorte temático proposto pela banca elaboradora e servem
para, como o próprio nome diz, motivar o participante a pensar, a refletir e a
se inspirar em relação ao tema e, assim, não deve ficar preso ao que é dito ali.
O Guia do Participante do ENEM afirma que o candidato não deve copiar
trechos dos textos motivadores, o que acarreta em desconto na nota e na contagem
das linhas válidas e escritas.
Obviamente,
dependendo do tema, é impossível não recorrer aos textos motivadores. No último
ENEM, por exemplo, no qual o tema foi uma grande surpresa para a maioria dos
participantes (Os Movimentos Imigratórios no Brasil no Século XIX), muitos
deles, justamente por não esperarem este tema e, consequentemente, não saberem
direito o que escrever, por ficarem perdidos no momento da prova, basearam
completamente a sua redação nos textos motivadores que, por sua vez, um deles,
fazia menção à denúncia de trabalho escravo de colombianos em uma confecção que
fornecia roupas para uma grande rede de lojas e o outro abordava diretamente a
vinda de haitianos para o Brasil.
Então
quer dizer que não é permitido copiar, usar nada dos textos motivadores? Não
podemos dizer, com certeza, que sim ou que não, já que não conhecemos os maiores
detalhes da grade, pois como já falamos anteriormente, estes detalhes são
explicados, apenas, aos professores que fazem o treinamento para corretores, mas
podemos dar algumas orientações. Os textos motivadores devem ser lidos com muita
atenção e, neste momento, palavras-chaves podem ser destacadas e usadas na
redação, além do estabelecimento de relações entre todos eles ser fundamental,
já que todos (de dois a três, geralmente) dizem respeito a um mesmo assunto
(macro) e a um mesmo tema (micro). Já que o ENEM afirma que cópias não são
recomendadas (não só ele, como demais exames), a paráfrase (reescrever algo do
seu modo, com as suas palavras, sem copiar propriamente) torna-se em recurso
importante.
No
entanto, a maior orientação que podemos dar é: pense! Leia muito e com
qualidade, faça a listinha de temas possíveis sobre a qual falamos em uma
publicação anterior para que, no momento da prova, os textos motivadores
realmente lhe motivem e lhe inspirem. A redação totalmente alicerçada no
conjunto de textos da proposta de redação mostram que o seu autor pouco conhecia
do tema dado e recorreu inteiramente aos textos de apoio para
escrever.
Um outro
aspecto relevante dos textos motivadores do ENEM é a presença de textos não
verbais nas propostas de redação. Charges (do francês charge, significa
ação vigorosa ou ataque contra alguém ou a alguma coisa através de um desenho
caricatural, com ou sem legenda, publicado em jornais, revistas, internet
etc), tirinhas (segmento de uma história em quadrinhos, normalmente com apenas
três quadros), gráficos, infográficos, mapas e fotos são textos não verbais
muito presentes não só no ENEM como em outras provas e a sua interpretação ajuda
muito no momento de escrever e, neste sentido, no caso dos gráficos,
infográficos e mapas, a matemática, a estatística, a geografia e a leitura de
textos não verbais são essenciais, já que não é apenas o professor de Língua
Portuguesa que deve trabalhar com leitura; todos os demais professores devem
trabalhar, em suas respectivas áreas do conhecimento, as mais diversas leituras
para os mais diversos fins e isso vale, também, para as questões de múltipla
escolha.
Em
relação às charges, elas abordam muito temas cotidianos e atuais e, assim, um
bom leitor de charges está atento à realidade e à atualidade, isto é, ao o que
está acontecendo ao seu redor, na sociedade em que vive e de uma maneira crítica
e reflexiva, já que é isso que as charges propõem, além de tratarem os temas com
muita ironia, sutilmente ou não. Muitos vestibulares e o próprio ENEM as usam
nas questões de múltipla escolha e dissertativas; fazê-las e conferir as
respostas pode revelar como você lida com as charges e com as tirinhas e é uma
importante ferramente de estudo resolver provas passadas.
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