Em diversos momentos da
vida, é necessário refletir se o que estamos fazendo está certo ou errado, bom
ou ruim, eficiente ou ineficaz. Essa regra vale para relacionamentos, trabalho
e, claro, para os estudos.
Será que a forma que você
está se preparando para a próxima edição do Enem, está realmente te deixando em
vantagem em relação àqueles que disputam a mesma vaga e/ou bolsa que
você?
É necessário fazer essa
análise! Afinal, descobrir que estava estudando de uma maneira errada e pouco
eficiente dias antes da prova do Enem é uma situação que certamente ninguém quer
passar!
E não existe outra forma de
testar sua produtividade a não ser…TESTANDO! Isso mesmo! Parece redundante, mas
muitas pessoas acham que conseguem descobrir a qualidade dos estudos deitadas no
sofá, lendo meia dúzia de respostas e gabaritos. Pura ilusão! Você precisa
colocar seus conhecimentos “na linha de frente”, ou seja, testar suas
habilidades na prática.
Sendo assim, veja duas
formas de descobrir se seus estudos estão valendo a
pena:
1- Realize
simulados.
Uma das maneiras mais
interessante de fazer essa análise é participar dos diversos simulados
espalhados em todos os cantos do país. Quando tiver oportunidade, não deixe de
realizá-los. Além testar seus conhecimentos, você se aproximará muito do que irá
enfrentar na hora do exame, pois testará também seu controle emocional e o seu
preparo físico. Afinal, ficar mais de 5 horas fazendo uma prova exige muito
treinamento.
2- Refaça as edições anteriores do
Enem.
Muitos estudantes moram em
cidades ou lugares distantes e que não apresentam oportunidade de realizar esses
simulados. Neste caso, não precisa se desesperar. Basta ter disciplina e
dedicação que você mesmo pode preparar o seu simulado!
Veja abaixo um exemplo de questão e a resolução da
Bióloga :
QUESTÃO do
ENEM
Em um experimento,
preparou-se um conjunto de plantas por técnica de clonagem a partir de uma
planta original que apresentava folhas verdes. Esse conjunto foi dividido em
dois grupos, que foram tratados de maneira idêntica, com exceção das condições
de iluminação, sendo um grupo exposto a ciclos de iluminação solar natural e
outro mantido no escuro. Após alguns dias, observou-se que o grupo exposto à luz
apresentava folhas verdes como a planta original e o grupo cultivado no escuro
apresentava folhas amareladas. Ao final do experimento, os dois grupos de
plantas apresentaram
A) os genótipos e os fenótipos idênticos.B) os genótipos idênticos e os fenótipos diferentes.
C) diferenças nos genótipos e fenótipos.
D) o mesmo fenótipo e apenas dois genótipos diferentes.
E) o mesmo fenótipo e grande variedade de genótipos.
RESOLUÇÃO E COMENTÁRIO (por Annelize Aragão)
Nesta questão são necessários três conhecimentos prévios:
1) O termo “fenótipo” é
empregado para designar as características apresentadas por um indivíduo. Sejam
elas morfológicas, fisiológicas ou comportamentais, ex. cor das folhas, tamanho
da planta, etc.
2) O termo “genótipo” refere-se à constituição
genética do indivíduo, ou seja, aos genes que ele possui, a informação contida
no DNA.3) A clonagem gera indivíduos geneticamente idênticos.
Os genes, portanto, são os
mesmos que os da planta original. Entretanto, todos os genes respondem ao
ambiente de maneira diferente. Em relação à planta original tem-se o mesmo
genótipo, mas como foram submetidas à ambientes diferentes, as características
fenotípicas são diferentes (cores das folhas).
Portanto, a resposta correta é a alternativa B.
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