Saiba
como fazer um currículo profissional atrativo para as
empresas
Elaborar um bom currículo é um
dos primeiros passos para se
destacar no mercado de trabalho, enfatizando as principais habilidades e
qualidades profissionais. Afinal, esse documento é a porta de entrada
para muitas empresas, funcionando como um espelho, através do qual
recrutador irá retirar as primeiras impressões do
candidato.
Pensando
nisso, separamos a seguir 6 dicas para elaborar um bom
currículo. Confira abaixo e aumente suas chances de ser
contratado!
1 - Destaque as informações mais
importantes
Destaque as informações mais
importantes logo no começo, deixando as complementares para o final. É
importante que o recrutador já comece a leitura do seu currículo pelos dados
principais, tais como sua experiência acadêmica e o seu histórico
profissional.
2 - Escreva sobre as suas experiências
fora do trabalho
É importante destacar no currículo
atividades extracurriculares, como projetos voluntários, serviços
comunitários, programas de estágio ou intercâmbio. Lembre-se de que essas
experiências podem funcionar como um diferencial para que você se destaque em
relação aos outros candidatos.
3 - Utilize um vocabulário valorizado
no mercado
Quando estiver escrevendo o seu currículo,
procure usar palavras-chave valorizadas no mercado de trabalho,
que o destaquem profissionalmente. É importante mostrar à empresa que você está
interado sobre a sua área profissional, utilizando um vocabulário que se encaixe
na sua profissão.
4 - Escreva sobre os seus principais
objetivos
Procure elaborar o seu currículo com base nos
seus principais objetivos profissionais. Em cada seção do documento,
procure usar informações que podem ser atrativas para a vaga,
destacando as experiências que mais se encaixam no perfil procurado pela
empresa.
5 - Utilize números
Uma boa dica para atrair a atenção da empresa é
utilizar números para descrever suas experiências profissionais
anteriores. Trata-se de um ótimo recurso visual para ilustrar as suas
principais realizações ao longo da carreira. Você pode usá-los para registrar
metas alcançadas, lucros gerados ou a quantidade de atividades realizadas por
semana, por exemplo.
6 - Crie um portfólio
É importante separar uma parte do
currículo para o seu portfólio, descrevendo os projetos em que você já
trabalhou e que podem destacá-lo profissionalmente. Por exemplo: se você é um
jornalista, seria uma boa ideia inserir as matérias e entrevistas que foram
assinadas em algum veículo midiático ou as atividades com que você se envolveu
na faculdade, como elaboração de revistas, locução de rádio, gravação de vídeos,
entre outras.
- Fonte: Universia Brasil
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