Na
maioria das vezes, quando lembramos dos professores, fixamos nosso olhar em seu
trabalho. Não nos cabe apontar julgamentos sobre eles. Falar que existem
professores que se dedicam ou não é perca de tempo, pois a profissão professor é
mais que marcar tempo em uma sala de aula, é desenvolver seu trabalho com
competência.
Quando
questionadas sobre quais seriam as competências docentes, as pessoas logo
apontam para uma avaliação final do trabalho do professor: “o professor fez um
bom trabalho”, “o professor fez um péssimo trabalho”, etc. No entanto, ser
professor hoje é muito mais que estar preocupado apenas com o resultado final;
é, na verdade, buscar uma correspondência eficaz entre o que se tem como
conhecimento e o mundo da vida prática. Para tanto, é necessário algumas (entre
tantas) competências:
O agir
ético: nós professores somos alvo
de nossas próprias palavras. No entendimento infantil, não há uma dissociação da
profissão professor com a identidade de quem a exerce. No entanto, algum tipo de
ação do professor em espaços não escolares, poderá vir a ocasionar profundos
reflexos.
Conhecimento
flexível: Diante de leis em
educação que não permitem flexibilidade, buscamos a flexibilidade como ponto de
entendimento, pois sabemos que ninguém sabe mais do que ninguém. No entanto, é
na troca efetiva daquilo que consideramos como conhecimento que vamos
aprendendo. Não temos verdades absolutas, individuáveis, mas possibilidades
diante da resolução de problemas da vida, e para isso, precisamos ser flexíveis,
mesmo que em muitas vezes os pais não compreendam, pois querem respostas prontas
– “produto final”.
Formação
Constante: Ser professor é uma
profissão que requer aperfeiçoamento constante, seja no âmbito do entendimento e
reflexão, seja na perspectiva do domínio técnico da profissão. Antes era fácil
ser professor, hoje vivemos dia após dia um turbilhão de informações e
conhecimentos processados à cada segundo.
Trouxe
para nossa reflexão apenas três competências. São competências importantes.
Podemos somar à elas as habilidades e teremos um professor atual, pedagógico e
acima de tudo estudioso. No entanto, há uma dimensão política do trabalho do
professor que não pode ser esquecida: a missão de transformar a
sociedade.
Paulo
Freire já dizia que se “a educação não muda a sociedade, tão pouco, a sociedade
sem ela mudará!”. Está implícita nessa frase a missão de cada dia de nossos
mestres, nossos dedicados professores de todos os níveis de Ensino. Não há nível
que se sobressai à outrem, pelo contrário, é na continuidade interdisciplinar
dos mesmos que seguimos desejosos de formar um ser humano mais humano, com olhar
para si e para o outro.
Esses são
alguns desafios que exigem as Competências da Profissão
Professor!
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