sexta-feira, 29 de junho de 2018

ENEM 2018 - organizar estudos

Imagem relacionada
A realidade é quem tem uma boa qualidade estudo sempre está a frente. Estudar é a melhor forma de vencer a concorrência. E vamos ser justos, há centenas de milhares de candidatos para apenas 1 vaga.
Você que quer passar no Enem 2018 para conseguir vaga no ensino superior através de programas do governo, saiba que é bem difícil. Você tem que ter uma nota exemplar em todas as matérias. Principalmente se você quer estudar na área de Medicina e Engenharias. Essas são áreas mais concorridas no vestibular.
O Enem 2017 não é uma prova denominada difícil, porém ela exige bastante conhecimento, lógica e esforço físico, afinal de contas são 4h30min de prova.
O Exame Nacional do Ensino Médio teve algumas mudanças, como já dito acima a prova acontecerá em dois domingo no dia 05 e 12 de novembro. No primeiro dia será aplicado as matérias de Ciências humanas e Linguagens, códigos e suas tecnologias. Será aplicada no primeiro dia também a redação. No segundo dia fica então: as provas de Ciência da Natureza e Matemática e suas tecnologias.
O Enem 2018 te dá a possibilidade de ingressar no ensino superior através dos programas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade Para Todos (Prouni) e através do Financiamento Estudantil (Fies), todos este programas tem a inscrição aberta duas vezes ao ano. O candidato tem que ter tirado uma nota mínima de 450 pontos em cada disciplina do Exame Nacional do Ensino Médio.
O primeiro passo é saber quanto tempo disponível você tem, isso mesmo porque não adianta eu informar que você tem que estudar pelo menos 4 horas por dia, sendo que você na tem este tempo. Muitos estudam e trabalham, ou estudam e fazem curso. Então veja quanto tempo disponível você tem, mesmo que seja picado.
Exemplo se você tem uma hora disponível de manhã, uma hora na hora do almoço e uma a noite, é neste tempo que você vai estudar. Sei que fica bem cansativo e que não é fácil, mas pense que é um investimento para o seu futuro é este estudo que vai te tornar uma pessoa brilhante.
Depois do tempo organizado veja as matérias que você mais tem dificuldade, normalmente são em português ou matemática. Você sempre vai começar por essas matérias, a, mas eu tenho dificuldade em física. Pois bem vai começar por matemática do mesmo jeito. Mas porque? Porque essas duas disciplinas são a chave de conhecimento para as demais matérias. Exemplo para fazer um cálculo você precisa ler o enunciado (ai entre a interpretação de texto, ou seja, português), depois você precisa fazer o cálculo (aí entra a parte de matemática junto com a formula de física). Viu o quanto é importante estas matérias?
Dito isso, pegue um conteúdo dentro dessas matérias que você mais tem dificuldade. Essas matérias devem ser estudadas ao menos uma hora por dia.
O demais tempo você vai dividir 30 minutos para cada matéria (as matérias restantes). Reserve um dia na semana para fazer os simulados, isso é tão importante quanto os exercícios. Pois é nessa hora que você vai treinar para o Enem 2018.
Lembrando que os candidatos têm menos de 3 minutos para responder cada questão do Exame Nacional do Ensino Médio. Na hora que tiver fazendo o simulado sugiro que você cronometre o seu tempo, assim fica mais fácil de ver onde você precisa melhorar.
Ajudando-te ainda na organização do seu estudo tire de 15min a 30min para você pesquisar na internet noticias sobre o país e mundo. É muito importante que todos os estudantes sejam bem informados sobre todos os acontecimentos.
Antes de dormir leia livros de preferência literatura brasileira o que realmente cai muito no Enem.
Aqui vai uma lista de livros mais pedidos nos vestibulares de todo o Brasil:

  • Clara dos Anjos – Lima Barreto
  • Sonetos – Luís de Camões
  • Vidas Secas – Graciliano Ramos
  • Iracema – José de Alencar
  • Memórias póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis
  • Negrinha – Monteiro Lobato
  • Auto da Compadecida – Ariano Suassuna
  • O cortiço – Aluísio Azevedo
  • Mayombe – Pepetela
  • O Ateneu – Raul Pompéia
  • O pagador de promessas – Dias Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário