Segundo Michel Soares, especialista em oratória, aqueles que não possuem uma boa oratória apresentam várias reclamações em comum. “Muitos reclamam da parte profissional, pois perdem oportunidades de expor suas idéias e de se apresentar de forma adequada em entrevistas de emprego. Outros reclamam da parte social, já que não conseguem fazer o primeiro contato com uma pessoa pois não se sentem seguros ao apresentarem-se e, portanto, de desenvolverem uma boa comunicação com ela. E por aí vai”, comenta o especialista.
Esses são apenas alguns dos pontos os quais Soares cita quando diz que “uma boa oratória pode mudar a vida de qualquer um”. Para vendedores, por exemplo, ter uma boa oratória e poder de persuasão é quase uma característica necessária. “Muitas pessoas com currículo menos expressivo se dão melhor na vida por conseguirem falar suas ideias e qualificações de forma convincente. A confiança é o que faz a diferença em tudo na vida”, exalta Soares.
Conquistar as habilidades da oratória é um passo indispensável para o sucesso pessoal e profissional. Se você tem dificuldades para se apresentar, provavelmente está perdendo oportunidades. Prova disso é a pesquisa feita pelo “Wall Street Journal” com executivos de recrutamento e seleção. Após o estudo foi indicado que tanto a oratória quanto a capacidade de se relacionar são competências fundamentais para uma carreira executiva e empresarial de sucesso – 89 % dos executivos entrevistados concordaram com essa afirmação.
“Para mim, a oratória é uma habilidade essencial e deveria ser ensinada como disciplina obrigatória nas escolas. Você aprende bastante teoria quando vai para a escola, mas a prática é, muitas vezes, deixada de lado. E a oratória é uma questão de prática. É preciso ensinar as crianças desde cedo que comunicação é poder – e não dinheiro ou qualquer outra coisa”, conclui Soares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário