sexta-feira, 28 de julho de 2017

Como estudar Português para o Enem

Como estudar Português para o Enem 2013
A Língua Portuguesa.
Vale ressaltar que tal disciplina não é a que tem maior peso no exame (esse título fica com a matemática). Mas devido as características do Enem, que usa e abusa da necessidade de leitura e interpretação, é inegável que o português ocupa vital importância em todas as disciplinas! Diversas questões de história e geografia, por exemplo, são plenamente resolvidas com uma boa leitura.
Analisando as questões de língua portuguesa propriamente dita, além da evidente necessidade de boa leitura e interpretação que resolvem boa parte das questões, podemos destacar outras características que são cobradas dos candidatos e que tornam o Enem tão diferente dos vestibulares tradicionais:
  • A grande variabilidade linguística brasileira, tendo como um dos seus principais causadores o fator geográfico.
  • A Interpretação de textos verbais e não verbais, como por exemplo, a interpretação de linguagem corporal.
  • O reconhecimento das diversas figuras de linguagem existentes. Uma das que aparece mais freqüentemente é a ironia, que consiste em expressar o contrário do que efetivamente se pensa.
  • A identificação de gêneros textuais, que são categorias a que pertencem os textos, de acordo com suas características e funções.
  • O conhecimento das principais características dos movimentos literários da língua portuguesa, com destaque para o modernismo.
Dessa forma, destacamos algumas dicas para você se preparar para uma prova com características tão únicas:
1- Ler todos os tipos de textos possíveis. Verbais e não verbais, charges, noticias, quadrinhos, romances etc.
2- Treinar o reconhecimento da variabilidade linguística brasileira, das figuras de linguagens e dos gêneros textuais. Certamente, umas das melhores maneiras de desenvolver essas características é refazer as ultimas edições do Enem.
3- Estudar a fundo todos os movimentos literários da língua portuguesa, dando destaque aos seus ícones, suas respectivas obras e principais características.
4- Não se preocupe com o novo Acordo Ortográfico (2008), pois sua cobrança em concursos e exames como o Enem será obrigatória somente a partir de 2016.
Essas são as dicas! Apenas não deixe de dar destaque também à ortografia, pois além de auxiliar na interpretação, ajudará e muito na hora da redação.
Da mesma maneira que estamos fazendo com as outras disciplinas, nossa equipe separou alguns sites e blogues que o ajudarão, de uma forma ou de outra, nos estudos da nossa língua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário