sexta-feira, 28 de julho de 2017

6 dicas para elaborar um bom currículo

Elaborar um bom currículo é um dos primeiros passos para se destacar no mercado de trabalho, enfatizando as principais habilidades e qualidades profissionais. Afinal, esse documento é a porta de entrada para muitas empresas, funcionando como um espelho, através do qual recrutador irá retirar as primeiras impressões do candidato.
Pensando nisso, separamos a seguir 6 dicas para elaborar um bom currículo. Confira abaixo e aumente suas chances de ser contratado!
1 - Destaque as informações mais importantes
Destaque as informações mais importantes logo no começo, deixando as complementares para o final. É importante que o recrutador já comece a leitura do seu currículo pelos dados principais, tais como sua experiência acadêmica e o seu histórico profissional.
2 - Escreva sobre as suas experiências fora do trabalho
É importante destacar no currículo atividades extracurriculares, como projetos voluntários, serviços comunitários, programas de estágio ou intercâmbio. Lembre-se de que essas experiências podem funcionar como um diferencial para que você se destaque em relação aos outros candidatos.
3 - Utilize um vocabulário valorizado no mercado
Quando estiver escrevendo o seu currículo, procure usar palavras-chave valorizadas no mercado de trabalho, que o destaquem profissionalmente. É importante mostrar à empresa que você está interado sobre a sua área profissional, utilizando um vocabulário que se encaixe na sua profissão.
4 - Escreva sobre os seus principais objetivos
Procure elaborar o seu currículo com base nos seus principais objetivos profissionais. Em cada seção do documento, procure usar informações que podem ser atrativas para a vaga, destacando as experiências que mais se encaixam no perfil procurado pela empresa.
5 - Utilize números
Uma boa dica para atrair a atenção da empresa é utilizar números para descrever suas experiências profissionais anteriores. Trata-se de um ótimo recurso visual para ilustrar as suas principais realizações ao longo da carreira. Você pode usá-los para registrar metas alcançadas, lucros gerados ou a quantidade de atividades realizadas por semana, por exemplo.
6 - Crie um portfólio
É importante separar uma parte do currículo para o seu portfólio, descrevendo os projetos em que você já trabalhou e que podem destacá-lo profissionalmente. Por exemplo: se você é um jornalista, seria uma boa ideia inserir as matérias e entrevistas que foram assinadas em algum veículo midiático ou as atividades com que você se envolveu na faculdade, como elaboração de revistas, locução de rádio, gravação de vídeos, entre outras.

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