É isso. As férias de julho chegaram ou estão chegando ao fim. Uns soltam rojões de felicidade, enquanto outros começam a chorar só de pensar em voltar à rotina escolar.
No caso de criança pequena, quase sempre rola uma ansiedade, seja para o bem ou para o mal.
Se o seu filho não está suuuper animado para voltar pra escola, seguem algumas dicas que já foram testadas e aprovadas aqui em casa. Vai que funciona por aí também :)
- Ir preparando a criançaAcho que, por menor que seja seu filho, alguns dias antes do início das aulas, já dá pra ir falando com ele sobre o assunto. Pegá-lo de surpresa, tipo “está aqui sua lancheira, vamos pra escola”, pode deixá-lo ainda mais desanimado, não?
- Sair pra comprar material escolarNo caso de crianças maiorzinhas, um bom jeito de ir preparando o terreno para retomar a escolar é visitar uma livraria/papelaria bacana e sair de lá com lápis, caderno, apontador...
- Tudo novo!Lembro até hoje como eu amava ir comprar o material escolar, especialmente na hora de escolher a capa do caderno novo.
- Ir voltando gradualmente à rotinaMas convenhamos que de nada adianta um estojo novinho se a criança continua em ritmo de férias, com hábitos como dormir e acordar tarde. Pelo menos em casa, a gente tenta ir voltando aos poucos aos horários do período letivo.
- Visitar a escola antes ou relembrar o semestre anteriorSe o seu filho está começando em uma escola nova, talvez seja uma boa ideia levá-lo para fazer uma visitinha ao local antes de as aulas começarem efetivamente. Essa pode ser uma boa maneira de ele ir se ambientando e se acostumando com a ideia. Se for a mesma escola, vale relembrar algumas das atividades das quais seu filho mais gostava na rotina escolar, como determinada brincadeira, a hora do lanche ou jogar bola com algum amigo específico.
- Desenho ou diárioNa véspera da retomada das aulas, que tal relembrar um pouco de como foram as férias? Seu filho pode fazer um desenho ou, se souber escrever, um minidiário, com as coisas mais legais que ele fez no período. Já fiz isso com o Theo e ele ficou empolgadão para levar pra escola o desenho sobre um passeio que fizemos.
- Hora de bolar o lanchePedir para criança ajudar na hora de fazer o lanche já é, por si só, um hábito pra lá de saudável. Dessa maneira, ela estará mais consciente do que vai encontrar na lancheira nos próximos dias. Sabendo de seu papel na escolha, vai acatá-la com mais facilidade, inclusive alimentos mais saudáveis.
- Quando eu era criança...Contar de quando eu era criança sempre gera interesse em meus filhos - especialmente no Theo, que me faz 395 mil perguntas sobre a época. Acho que super vale tirar do baú alguma história boa sobre como foi legal voltar para a escola naquele ano... Toques de imaginação são bem-vindos, assim como uma leve floreada na realidade. :)
- Um pedaço de casaDeixar seu filho levar um de seus brinquedos para a escola (se isso for permitido, claro) pode ser um jeitinho de fazê-lo se sentir mais tranquilo, já que está acompanhado de um pedacinho de seu "porto seguro", ou seja, sua casa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário