"A democracia surgiu quando, devido ao fato de que todos são
iguais em certo sentido, acreditou-se que todos fossem absolutamente iguais
entre si."Aristóteles
A
educação para a cidadania pretende fazer de cada pessoa um agente de
transformação. Isso exige uma reflexão que possibilite compreender as raízes
históricas da situação de miséria e exclusão em que vive boa parte da população.
A formação política, que tem no universo escolar um espaço privilegiado, deve
propor caminhos para mudar as situações de opressão.
Muito
embora outros segmentos participem dessa formação, como a família ou os meios de
comunicação, não haverá democracia substancial se inexistir essa
responsabilidade propiciada, sobretudo, pelo ambiente escolar. A idéia de
educação deve estar intimamente ligada às de liberdade, democracia e cidadania.
A educação não pode preparar nada para a democracia a não ser que também seja
democrática.
"A
democracia não se refere só à ordem do poder público do Estado, mas devem
existir em todas as relações sociais, econômicas, políticas e culturais. Começa
na relação interindividual, passa pela família, a escola e culmina no Estado.
Uma sociedade democrática é aquela que vai conseguindo democratizar todas as
suas instituições e práticas". Bóbbio (2002)
A adesão
aos valores democráticos liberdade, pluralismo, resolução pacífica dos
conflitos, eleições etc., e a participação política estão diretamente
relacionados ao nível de escolaridade. O que afasta a maioria dos indivíduos da
participação política são os valores neoliberais.
Nesta
reinante concepção econômica e social o indivíduo tem valor de acordo com a sua
capacidade de consumo. Somos tratados como consumidores e não como cidadãos. Ser
cidadão significa lutar por seus direitos em todos os espaços. Assumir o valor
da cidadania significa reafirmar o valor da solidariedade contra o
individualismo, da cooperação contra o valor da
competição.
De acordo
com os Parâmetros Curriculares Nacionais, os PCNS, outra maneira de se trabalhar
com os alunos os seus direitos de cidadão é utilizando a cultura. Através disto,
os alunos podem descobrir dentro dos esportes, música, teatro, leituras,
pesquisa, das brincadeiras e dos jogos, conhecimentos necessários para que se
possa fazer uma crítica dos valores sociais, que nos dias de hoje, estão cada
vez mais voltados para os interesses de pessoas que possuem mais poder dentro da
sociedade. Na tentativa de propor uma educação comprometida com a cidadania,
elegeram, com base em textos constitucionais, princípios pelos quais pode ser
orientada a educação escolar, e que estão descritos no PCN-Temas Transversais /
Ética a seguir:
*Dignidade da pessoa
humana, que implica no respeito aos direitos humanos, repúdio à
discriminação de qualquer tipo, acesso a condições de uma vida digna, respeito
mútuo nas relações interpessoais, públicas e privadas.
* Igualdade de direitos
que refere-se à necessidade de garantir que todos tenham a mesma dignidade e
possibilidade de exercício da cidadania. Para tanto há que se considerar o
princípio da equidade, isto é, que existam diferenças (éticas, culturais,
regionais, de gênero, etárias, religiosas, etc.) e desigualdades
(socioeconômicas) que necessitam ser levadas em conta para que a igualdade seja
efetivamente alcançada.
* Participação, que como
princípio democrático, traz a noção de cidadania ativa, isto é, da
complementaridade entre a representação política tradicional e a participação
popular no espaço público, compreendendo que não se trata de uma sociedade
homogênea e sim marcada por diferenças de classe, étnicas, religiosas,
etc.
* Co-responsabilidade pela vida
social, que implica em partilhar com os poderes públicos e diferentes
grupos sociais, organizados ou não, a responsabilidade pelos destinos da vida
coletiva.
São estes
pontos que o professor necessita para trabalhar o conceito de igualdade e
democracia dentro do âmbito escolar. A educação escolar resulta ser um
instrumento básico para o exercício da cidadania. Ela, entretanto, não constitui
a cidadania, mas sim uma condição indispensável para que a cidadania se
constitua. O exercício da cidadania nos mais diferente organismo sindicatos,
partidos, etc. não se dão de modo cabal sem o preenchimento do requisito de
acesso à cultura letrada e domínio do saber sistematizado que constituem a razão
de ser da escola.
Não se
pode, pois, dizer, que a sociedade atual carece de ética, de educação e de
cidadania. O que ocorre é que ela tem uma ética, uma educação e uma cidadania
que lhe são próprias e estão referidas a alguns princípios gerais e abstratos,
subsumem, entretanto, valores concretos que consubstanciam a forma de vida
própria da sociedade. Assim, os princípios da liberdade, igualdade, democracia e
solidariedade humana são subsumidos pelos valores do individualismo, da
competição, da busca do lucro e acumulação de bens os quais configuram a moral.E
a educação é chamada, na sociedade para realizar a mediação entre ética e
cidadania, formando os indivíduos de acordo com os valores requeridos por esse
tipo de sociedade. Assim, pela mediação da educação, se buscará instituir, em
cada indivíduo singular, o cidadão ético correspondente ao lugar a ele atribuído
na escala social.
Uma nova
cidadania acontece por intermédio dos currículos oficiais e, para isso, é
necessário que os currículos sejam revistos. Acontece também em todos os demais
espaços escolares e tudo necessita de um olhar novo para que saiamos do quadro
de fracasso da instituição escolar no qual, sabemos, o país está imerso. É
necessário ensinar às nossas crianças e jovens não apenas a ler e a escrever,
mas a olhar o mundo a partir de novas perspectivas. Ensinar a ouvir, falar e
escutar, a desenvolver atitudes de solidariedade, a aprender dizer não ao
consumismo imposto pela mídia, a dizer não ao individualismo e sim à
paz.
Educar
para a cidadania é adotar uma postura, é fazer escolhas. É despertar para as
consciências dos direitos e deveres, é lutar pela justiça e não servir a
interesses seculares. É uma urgência que grita e que deveria ecoar nos corações
humanos e não nos alarmes das propriedades que tentam proteger a vergonha do que
a civilização humana construiu. Para alcançarmos isso, não podemos ficar somente
no ensinar para a cidadania. É preciso construir o espaço de se educar na
cidadania. E nesse sentido, não é somente a preposição que muda. Muda a postura
do professor que de cidadão que somente exige seus direitos passa a lembrar
também dos seus deveres.
"É
preciso plantar a semente da educação para colher os frutos da cidadania". Paulo
Freire
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