A
educação está em constante diálogo com a sociedade. A escola, portanto, tem a
obrigação de formar cidadãos conscientes. Isto é, que saibam reconhecer os
problemas da comunidade ou do mundo; e que tenham espírito comunitário para agir
contra esses problemas. Uma prática pedagógica mais voltada para a educação
ambiental é, então, uma das bases para reduzir os grandes problemas sociais,
ambientais e econômicos que o mundo sofre hoje em dia.
Para que
haja uma verdadeira educação ambiental é necessária a entrada dos conceitos da
sustentabilidade na formação escolar. Isto se aplica tanto à educação infantil
até as últimas séries de um curso universitário. Muitos estudiosos da área
afirmam que a fase da vida mais importante para o desenvolvimento da cidadania é
a infância.
Numa
prática educativa voltada para a consciência ambiental, as crianças aprenderiam
sobre várias questões, como por exemplo: como usar os recursos naturais de forma
responsável, qual é a importância da natureza na vida do homem, como devem ser
separados os resíduos de casa, etc.
Na
educação ambiental a teoria apenas não basta, é fundamental que os alunos vejam
na prática como usar o que aprenderam na sala de aula. Os exemplos a seguir
mostram como existem inúmeras possibilidades de ensinar na prática: Dinâmicas
que levem essas crianças a refletirem sobre as questões ambientais, incentivo em
projetos pedagógicos e em atividades extracurriculares mais voltadas a
conscientização dos problemas que a natureza sofre e como resolvê-los, chamar
toda a sociedade para o ambiente escolar com a intenção de mobilizar um espírito
comunitário e solidário na própria sociedade, etc.
O governo
também tem um papel essencial na aplicação dessas práticas educativas na escola.
Ele pode fazer leis, mudar as grades curriculares das escolas da rede pública,
iniciar projetos de sustentabilidade aplicados a educação,
etc.
Então,
para uma mudança real dos problemas mundiais estarem juntos a escola, o governo
e a sociedade.A educação ambiental, então, é capaz de formar cidadãos
conscientes sobre os problemas do meio ambiente. E somente essa educação pode
criar perspectivas para uma mudança real dessas dificuldades mundiais. Mas para
que haja essa formação é indispensável à união do governo, da sociedade e da
escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário