Quando se trata de nossa saúde, as estatísticas falam por si. Todos os anos, muitas pessoas são diagnosticadas com problemas importantes de saúde, como obesidade, diabetes, pressão alta e doenças cardíacas. Apesar dessa tendência, você pode reduzir seus riscos ao pensar mais em sua saúde, cuidando-se melhor e fazendo modificações quando necessário. Aqui estão cinco maneiras de como você pode começar a assumir o controle da situação.
1. Visite seu médico.
Visitas regulares ao seu médico são uma parte importante para se manter saudável . Leve uma lista de todos os medicamentos prescritos, suplementos, assim como medicamentos utilizados por conta própria. Liste ainda seus sintomas, alergias, dúvidas e preocupações. É importante verificar com seu médico se está na hora de tomar vacinas ou fazer alguns exames, como colesterol, mamografia ou rastreio do câncer colo-retal.
2. Mexa-se.
A atividade física pode ajudar a controlar o peso, stress, pressão arterial, depressão e ansiedade. Todas as pessoas, independente da idade, sexo ou capacidade, podem se beneficiar ao ser ativo. Se você é fisicamente inativo ou tem alguma condição clínica, como artrite, diabetes, doenças cardíacas, gravidez ou outros sintomas, consulte o seu médico antes de iniciar qualquer programa de exercícios ou aumentar o seu nível de atividade. Ele pode lhe dizer os tipos e intensidade de atividades seguros e mais adequados para você. Se estiver tudo bem, tente iniciar os exercícios em um nível confortável e aumente aos poucos a intensidade desta atividade.
Para ajudar a motivá-lo, escolha algo que você goste de fazer, como caminhar ao ar livre ou dançar. Para ajudar a tornar essa atividade mais divertida, peça a um amigo para acompanhá-lo - e não se esqueça de proteger este tempo você reservou para "começar a se mexer".
3. Coma de maneira inteligente.
Nossos corpos são nossos motores pessoais. A forma como nos alimentamos pode nos ajudar a nos sentirmos bem, aumentar a nossa energia e melhorar a nossa saúde. Estratégias vencedoras para comer melhor podem incluir:
• Metade do seu prato deve conter frutas e legumes.
• Escolha leite sem gordura ou com pouca gordura, além de produtos lácteos.
• Prefira cereais integrais, como pão e arroz integrais.
• Corte alimentos com gorduras sólidas, açúcares e sal, como biscoitos, sorvetes, cachorros quentes e pizzas.
4. Cuidado com o stress.
O stress tem efeitos tóxicos que podem levar a sérios problemas de saúde. Felizmente, há muitas maneiras saudáveis para combatê-lo, incluindo o exercício físico! Se você não souber como começar, tente algum programa on line ou encontre um instrutor profissional. Algumas técnicas comumente praticadas incluem exercícios de respiração profunda, imaginação guiada, meditação, massagem terapêutica, yoga e tai chi.
5. Durma bem.
Assistir televisão até tarde pode ser divertido, mas diminui muito seu tempo total de sono. A maioria dos adultos precisa entre sete e oito horas de sono por noite. Você precisa dormir para aprender coisas novas e para lembrar o que você aprendeu. O sono também ajuda o seu humor. A falta de sono não só o deixa de mau humor e irritado, mas ao longo do tempo pode aumentar o risco de depressão. Se você está indo além de suas possibilidades, é hora de desacelerar e dar ao seu corpo o descanso que ele precisa. Tenha um horário de sono regular. Se você é sensível à cafeína, reduza sua ingestão. Ao melhorar seus hábitos de sono, haverá uma melhora em sua aparência geral e condições de saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário