O que é Alimento Funcional?
Os funcionais, também conhecidos como nutracêuticos, podem ser definidos como
“alimentos, em forma natural ou processada, que contêm níveis significativos de componentes ativos biologicamente e que, além da nutrição básica, trazem benefícios à saúde, à capacidade física e ao estado mental” (Revista O Poder Curativo, p. 7).
O Poder dos Antioxidantes
As substâncias antioxidantes, como os flavonoides, os carotenoides e algumas vitaminas, estão presentes em boa parte dos alimentos funcionais. Elas protegem o nosso organismo da ação nociva dos radicais livres, reduzindo, assim, a oxidação e o envelhecimento precoce das células. Os radicais livres são produzidos naturalmente pelo corpo humano, mas também podem ser encontrados em ambientes externos, sobretudo por causa da poluição. Por isso, é muito importante ingerir alimentos com efeito antioxidante.
Fontes: chá verde, frutas cítricas, couve, brócolis, tomate, cenoura, beterraba, morango, cereja, acerola, pitanga, água de coco, nozes, soja e outros.
A Importância das Fibras
Outro componente essencial dos alimentos nutracêuticos são as fibras dietéticas. É interessante observar que elas não são digeridas pelo nosso organismo, mas fazem um bem danado enquanto estão dentro do corpo humano. As fibras melhoram o trânsito intestinal, prevenindo a prisão de ventre e as hemorroidas. Além disso, elas ajudam a regular os níveis de colesterol e glicose no sangue, facilitam o emagrecimento e previnem alguns tipos de câncer. Para que as fibras tragam os benefícios, é fundamental ingerir muita água diariamente.
Fontes: Frutas, verduras, legumes, aveia, arroz integral, linhaça, cevada, milho e outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário