O chocolate, quando consumido com moderação e da maneira certa, pode até ajudar a emagrecer. O melhor é o amargo, que tem maiores quantidades de cacau e com isso, mais benefícios.
Porém, tenha atenção. A quantidade não deve ultrapassar 30 gramas por dia, equivalente a uma barra pequena ou dois bombons. Confira alguns bons motivos para manter essa delícia no cardápio.
Tipos de Chocolate
- Chocolate amargo – é o chocolate com maior concentração de cacau (geralmente acima de 70%) e com pouco açúcar. É o que mais oferece as propriedades benéficas do cacau.
- Chocolate meio amargo - é um chocolate com uma menor concentração de cacau (geralmente por volta de 50%). Também tem pouco açúcar e seu sabor é um pouco menos acentuado.
- Chocolate ao leite – para fazer o chocolate ao leite, parte da massa de cacau é substituída por leite em pó (geralmente o chocolate ao leite tem um teor de cacau entre 30 e 40%). O resultado é um chocolate com textura mais cremosa e sabor mais adocicado.
- Chocolate branco - esse tipo de chocolate não contém massa de cacau, ele é feito com manteiga de cacau, açúcar e leite. É o mais doce e de textura bem cremosa.
- Chocolate em pó – é feito com a amêndoa de cacau moída, sem a manteiga de cacau. É muito utilizado em receitas, inclusive de brigadeiro e também pode apresentar diferentes concentrações de cacau.
- Achocolatado - como o próprio nome já diz, achocolatado não é chocolate. É uma mistura de chocolate em pó, leite e muito açúcar, geralmente utilizada para saborizar o leite.
- Chocolate para cobertura - é um chocolate com alta concentração de manteiga de cacau, que pode ser meio amargo, ao leite ou branco. Como derrete com facilidade e tem mais brilho, é muito usado no acabamento de bolos e doces.
- Chocolate diet – no chocolate diet estão presentes a massa e a manteiga de cacau, porém o açúcar é substituído por outras substâncias como sorbitol, sacarina e vanilina.
Aumenta a sensação de saciedade
O chocolate ajuda você a se sentir mais satisfeito e não exagerar na comida. Pesquisas realizadas mostraram que os ácidos fenólicos presentes no cacau podem aumentar a produção do hormônio leptina, que é responsável por aumentar a sensação de saciedade.
Maior proteção contra derrames
O cacau é bastante rico em antioxidantes que são capazes de reduzir a inflamação nas artérias e a aderência do colesterol à parede dos vasos, prevenindo a formação de trombos na corrente sanguínea e, consequentemente, o acidente vascular cerebral.
Ajuda no processo de emagrecimento
O chocolate pode ajudar você a emagrecer a partir do momento em que é inserido dentro de uma alimentação balanceada. Esta iguaria é rica em cafeína, que acaba por acelerar o metabolismo, ajudando a queimar calorias. Para isso, é necessário ingerir o chocolate amargo, que contém bastante cacau.
Controla o seu colesterol
O consumo do chocolate amargo pode auxiliar na diminuição do colesterol total e do colesterol ruim, o LDL. Os antioxidantes ainda conseguem diminuir a inflamação e o acúmulo de gordura nos vasos.
Antienvelhecimento
Por apresentar em sua composição antioxidantes, vitaminas A e do complexo B, o chocolate ajuda a neutralizar os radicais livres do organismo que, podem provocar danos celulares relacionados ao processo de envelhecimento. Por este mesmo motivo é que o chocolate é muito usado em cosméticos com efeito de regenerar, combater as rugas e o envelhecimento.
Melhora o raciocínio
A cafeína presente no chocolate pode estimular a memória, a atenção, a concentração e o desempenho mental em geral, de acordo com pesquisas com pessoas que consumiram 500 mg de flavonoides, substâncias encontradas no chocolate amargo e meio amargo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário