A Páscoa se aproxima, mas muitos não sabem exatamente o que se comemora na data. Dia importante tanto para cristãos quanto para judeus, a Páscoa tem diferentes significados, de acordo com as crenças religiosas. Para os judeus, ganha o sentido de libertação, na medida em que festeja a liberdade, o fim da escravidão de seu povo no Egito. Já para os cristãos o evento está ligado à ressurreição de Jesus, após a sua crucificação.
O coelho de Páscoa se insere, nesse contexto, por sua fertilidade, representando a capacidade de gerar novas vidas. E os ovos de chocolate são uma variante, adotada pelo Ocidente a partir do Séc. 19, do costume chinês de presentear os familiares e amigos com ovos de diversos tipos, hábito que se espalhou pelo mundo.
Benefícios e cuidados
Adorado por crianças e adultos, o chocolate costuma assustar quem quer manter ou diminuir seu peso, mas deve-se levar em conta seus benefícios, já que, em pequenas quantidades, só prejudica quem tem doenças específicas que impedem sua ingestão, como o diabetes.
O chocolate costuma ser um agente de melhora no humor e diminuição do estresse, pois contém substâncias que estimulam a produção de serotonina, um neurotransmissor que ajuda a combater a depressão e a ansiedade, além de estimular os centros de prazer e de bem-estar.
Há uma pesquisa recente, divulgada em fevereiro deste ano na Associação Americana para o Avanço da Ciência, que aponta o cacau, matéria-prima base para o chocolate, como elemento capaz de estimular o cérebro à medida que se envelhece. Apesar de realizado com o patrocínio de uma fábrica de doces, o estudo ganhou respaldo com testes feitos por um cientista da University of Nottingham Medical School, da Inglaterra, que comprovaram a elevação do fluxo sanguíneo em cérebros de mulheres que consumiram flavanols, substância encontrada no cacau.
Essa mesma substância havia sido apresentada por uma professora da Escola de Medicina Johns Hopkins, dos Estados Unidos, como tendo a capacidade de diminuir a aglutinação de plaquetas sangüíneas, o que reduziria o risco de bloqueio das artérias. Logicamente, os ovos de Páscoa contêm outros ingredientes, como manteiga e açúcar, que podem ser prejudiciais à saúde.
Confira abaixo o valor calórico dos diversos tipos de chocolate:
» Valor calórico/100g:
Chocolate crocante – 553 Kcal
Chocolate branco – 550 Kcal
Chocolate ao leite – 540 Kcal
Chocolate amargo – 537 Kcal
Nos chocolates light, o número de calorias é reduzido em cerca de 25%. Já os ovos diet, recomendados a diabéticos, têm uma redução bem menor, uma vez que em sua composição há acréscimo de gordura para compensar a falta de açúcar.
» Para queimar as calorias/100g:
Andando - 89 minutos, a 5 km/h
Nadando - 60 minutos de crawl, em velocidade média
Hidroginástica - 48 minutos, em intensidade média
Valores calculados para uma pessoa de 70 kg.
Se puder, aproveite as delícias do chocolate, mas lembre-se de que a moderação é, sempre, uma grande aliada, sobretudo em dias de festa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário