Na maioria das vezes, quando lembramos dos professores, fixamos
nosso olhar em seu trabalho. Não nos cabe apontar julgamentos sobre eles. Falar
que existem professores que se dedicam ou não é perca de tempo, pois a
profissão professor é mais que marcar tempo em uma sala de aula, é desenvolver
seu trabalho com competência.
Quando questionadas sobre quais seriam as competências docentes,
as pessoas logo apontam para uma avaliação final do trabalho do professor: “o
professor fez um bom trabalho”, “o professor fez um péssimo trabalho”, etc. No
entanto, ser professor hoje é muito mais que estar preocupado apenas com o
resultado final; é, na verdade, buscar uma correspondência eficaz entre o que
se tem como conhecimento e o mundo da vida prática. Para tanto, é necessário
algumas (entre tantas) competências:
O agir ético: nós professores somos alvo de nossas próprias
palavras. No entendimento infantil, não há uma dissociação da profissão
professor com a identidade de quem a exerce. No entanto, algum tipo de ação do
professor em espaços não escolares, poderá vir a ocasionar profundos reflexos.
Conhecimento flexível: Diante de leis em educação
que não permitem flexibilidade, buscamos a flexibilidade como ponto de entendimento,
pois sabemos que ninguém sabe mais do que ninguém. No entanto, é na troca
efetiva daquilo que consideramos como conhecimento que vamos aprendendo. Não
temos verdades absolutas, individuáveis, mas possibilidades diante da resolução
de problemas da vida, e para isso, precisamos ser flexíveis, mesmo que em
muitas vezes os pais não compreendam, pois querem respostas prontas – “produto
final”.
Formação Constante: Ser professor é uma
profissão que requer aperfeiçoamento constante, seja no âmbito do entendimento
e reflexão, seja na perspectiva do domínio técnico da profissão. Antes era
fácil ser professor, hoje vivemos dia após dia um turbilhão de informações e
conhecimentos processados à cada segundo.
Trouxe para nossa reflexão apenas três competências. São
competências importantes. Podemos somar à elas as habilidades e teremos um
professor atual, pedagógico e acima de tudo estudioso. No entanto, há uma
dimensão política do trabalho do professor que não pode ser esquecida: a missão
de transformar a sociedade.
Paulo Freire já dizia que se “a educação não muda a sociedade,
tão pouco, a sociedade sem ela mudará!”. Está implícita nessa frase a missão de
cada dia de nossos mestres, nossos dedicados professores de todos os níveis de
Ensino. Não há nível que se sobressai à outrem, pelo contrário, é na
continuidade interdisciplinar dos mesmos que seguimos desejosos de formar um
ser humano mais humano, com olhar para si e para o outro.
Esses são alguns
desafios que exigem as Competências da Profissão Professor!
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