Em
diversos momentos da vida, é necessário refletir se o que estamos fazendo está
certo ou errado, bom ou ruim, eficiente ou ineficaz. Essa regra vale para
relacionamentos, trabalho e, claro, para os estudos.
Será que
a forma que você está se preparando para a próxima edição do Enem, está
realmente te deixando em vantagem em relação àqueles que disputam a mesma vaga
e/ou bolsa que você?
É
necessário fazer essa análise! Afinal, descobrir que estava estudando de uma
maneira errada e pouco eficiente dias antes da prova do Enem é uma situação que
certamente ninguém quer passar!
E não
existe outra forma de testar sua produtividade a não ser…TESTANDO! Isso mesmo!
Parece redundante, mas muitas pessoas acham que conseguem descobrir a qualidade
dos estudos deitadas no sofá, lendo meia dúzia de respostas e gabaritos. Pura
ilusão! Você precisa colocar seus conhecimentos “na linha de frente”, ou seja,
testar suas habilidades na prática.
Sendo
assim, veja duas formas de descobrir se seus estudos estão valendo a
pena:
1-
Realize simulados.
Uma das
maneiras mais interessante de fazer essa análise é participar dos diversos
simulados espalhados em todos os cantos do país. Quando tiver oportunidade, não
deixe de realizá-los. Além testar seus conhecimentos, você se aproximará muito
do que irá enfrentar na hora do exame, pois testará também seu controle
emocional e o seu preparo físico. Afinal, ficar mais de 5 horas fazendo uma
prova exige muito treinamento.
2-
Refaça as edições anteriores do Enem.
Muitos
estudantes moram em cidades ou lugares distantes e que não apresentam
oportunidade de realizar esses simulados. Neste caso, não precisa se desesperar.
Basta ter disciplina e dedicação que você mesmo pode preparar o seu simulado!
Veja abaixo um exemplo
de questão e a resolução da Bióloga :
QUESTÃO do
ENEM
Em um experimento,
preparou-se um conjunto de plantas por técnica de clonagem a partir de uma
planta original que apresentava folhas verdes. Esse conjunto foi dividido em
dois grupos, que foram tratados de maneira idêntica, com exceção das condições
de iluminação, sendo um grupo exposto a ciclos de iluminação solar natural e
outro mantido no escuro. Após alguns dias, observou-se que o grupo exposto à luz
apresentava folhas verdes como a planta original e o grupo cultivado no escuro
apresentava folhas amareladas. Ao final do experimento, os dois grupos de
plantas apresentaram
A) os genótipos e os
fenótipos idênticos.B) os genótipos idênticos e os fenótipos diferentes.
C) diferenças nos genótipos e fenótipos.
D) o mesmo fenótipo e apenas dois genótipos diferentes.
E) o mesmo fenótipo e grande variedade de genótipos.
RESOLUÇÃO E COMENTÁRIO (por Annelize Aragão)
Nesta questão são necessários três conhecimentos prévios:
1) O termo “fenótipo” é
empregado para designar as características apresentadas por um indivíduo. Sejam
elas morfológicas, fisiológicas ou comportamentais, ex. cor das folhas, tamanho
da planta, etc.
2) O termo “genótipo”
refere-se à constituição genética do indivíduo, ou seja, aos genes que ele
possui, a informação contida no DNA.3) A clonagem gera indivíduos geneticamente idênticos.
Os genes, portanto, são os
mesmos que os da planta original. Entretanto, todos os genes respondem ao
ambiente de maneira diferente. Em relação à planta original tem-se o mesmo
genótipo, mas como foram submetidas à ambientes diferentes, as características
fenotípicas são diferentes (cores das folhas).
Portanto, a resposta correta é a alternativa B.
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