O minuano que atravessa o Rio Grande do Sul no inverno, é tão forte que congela os pampas e castiga os gaúchos, somente com uma alimentação rica em calorias, repletas de carnes gordas, carreteiros bem fortes e sopas quentes, dão ânimo para enfrentar um frio tão intenso.
Ingredientes:
2 quilos de contra-filé, picanha ou costela (a carne com uma camada de gordura)
1 colher (sopa) de sal
Salmoura ou sal grosso
Modo de fazer:
Salmoura ou sal grosso
Modo de fazer:
Atravessar a carne com um espeto (também poderá ser assado em grelha) e colocar na churrasqueira para assar. Preparar uma salmoura com um copo de água e sal. Quando a carne começar a corar, borrifar repetidas vezes com este tempero. A carne também poderá ser temperada com sal grosso, seco, colocando sobre a mesma, aproximadamente 1 hora antes de ir para o fogo. A carne deverá ter no mínimo 3 cm de espessura e, quanto mais espessa for, mais de longe deverá ser assada. O churrasco não poderá secar e deverá ficar com a sua água natural ou um pouco sangrando, conforme o gosto. O churrasco poderá ser feito em braseiro de carvão ou também em fogo de lenha comum, mesmo com labareda, de acordo com as condições de momento. No primeiro caso, colocar o espeto no sentido horizontal, sobre o braseiro e, no segundo caso, o espeto deverá ser disposto verticalmente (ficando no chão) da maneira a receber apenas o calor das labaredas.
Arroz carreteiro
Ingredientes:
200g de charque
4 colheres (sopa) de óleo
5 dentes de alho picados
1 cebola grande picada
4 tomates picados
3 pimentões picados
350g de arroz
sal a gosto
Modo de Preparo:
Leve ao fogo uma panela com água até ferver. Adicione a carne e deixe por meia hora. Retire do fogo, escorra a água e corte a carne em pedaços pequenos. Em uma panela, aqueça o óleo, junte o alho, a cebola, o tomate e o pimentão. Deixe cozinhar por cerca de 8 minutos, mexendo de vez em quando. Em seguida, junte o arroz, um pouco de água fervente e deixe cozinhar por 15 a 20 minutos. Adicione sal, se necessário.
Sagu ao vinho tinto
Ingredientes:
1 xícara de sagu
4 xícaras de água
3 xícaras de vinho tinto
1 xícara de açúcar
1 pau de canela
4 cravos-da-índia
Modo de Preparo:
Coloque para ferver a água em uma panela. Assim que estiver fervendo, coloque o sagu e cozinhe em fogo baixo por cerca de 30 minutos misturando sempre para não grudar no fundo da panela. Em outra panela coloque o vinho, cravo e canela e ferva por 10 minutos. Despeje a mistura de vinho na panela com o sagu e cozinhe até que as bolinhas do sagu estejam transparentes. Se necessário, acrescente água fervente aos poucos. Assim que o sagu estiver cozido, acrescente o açúcar. Ferva por um minuto e retire do fogo. Sirva com creme de leite batido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário