quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Para antes da caminhada

Algumas recomendações que deverá seguir antes de adotar a caminhada como uma prática de atividade física.
1. Avaliação médica: Antes do início de qualquer programa de atividade física, é necessário ter uma avaliação médica.
2. Alongamentos: O alongamento é necessário antes da caminhada e também depois da caminhada, tanto os membros inferiores quanto os superiores, independente se for caminhar na passadeira ou na rua, e pode evitar lesões.
3. Começar com calma: Comece alternando um dia de descanso com um dia de exercício. Comece devagar, caminhando por vinte minutos, três vezes por semana e depois vá aumentando o tempo e incluindo gradualmente esse exercício nas suas atividades diárias.
4. Consistência: Faça caminhada no mínimo três vezes por semana. Crie uma rotina de exercícios e siga sempre. Obviamente, imprevistos podem acontecer e, eventualmente, você pode ter que “falhar”, o que não pode acontecer é isso tornar-se um hábito. Caminhe regularmente.
5. Evitar caminhada em jejum: Não comece a praticar nenhuma atividade física em jejum. Caso vá fazer a caminhada pela manhã e não consiga alimentar-se correctamente, tome pelo menos um sumo ou iogurte.
6. Não ingerir muitas quantidades de alimentos antes do esforço: Não coma muito antes de caminhar porque pode dar uma sensação de mal-estar e, até mesmo, prejudicar o exercício físico, trazendo outras complicações.
7. Mudança de hábitos alimentares: Aproveite a prática de exercício para alterar os seus hábitos alimentares para uma dieta mais saudável, o que potenciará os resultados.
8. Hidratação: Beba bastante água para hidratar. Pode beber antes, durante e depois da caminhada.
9. Caminhada não é passeio: Encare a caminhada como uma atividade física e não ande como se estivesse num passeio, parando e recomeçando. É necessário ter ritmo.
10. Praticar no horário possível: O ideal seria ter um horário físico para que seu organismo se adapte melhor, mas se não tem um horário fixo, não desanime. O importante é não parar e ter uma atividade física frequente. Não desista.
11. Manter a postura adequada: É importante permanecer direito, olhando para frente e com abdómen contraído.
12. Usar sapatilhas e roupas adequadas: Evita lesões e permite melhor respiração da pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário