O desenvolvimento é a redação propriamente dita. No
desenvolvimento, o aluno deverá discutir os argumentos apresentados na
Introdução. Em cada parágrafo, escreve-se sobre um, e somente um, argumento.
Os parágrafos argumentativos da redação, além do que estudamos juntamente com a introdução,
podem ser feitos de diversas maneiras diferentes:
01) Hipótese:
Apresentar hipótese no desenvolvimento é a tentativa de
buscar soluções, apontando prováveis resultados. Na hipótese, o aluno mostra
estar interessado pelo assunto e disposto a encontrar soluções, para melhorar a
situação. Com a hipótese, praticamente, não se corre o risco de apenas expor o
assunto.
02) Paralelismo:
Trabalhar com o paralelismo, no desenvolvimento, é
apresentar um mesmo assunto com diferentes enfoques, é apresentar
correspondência entre idéias ou opiniões diferentes em relação ao mesmo
argumento. Por exemplo, em se tratando de informática, discutir sobre o mercado
de trabalho, não apenas argumentando que a máquina tomou o lugar do homem, mas
também apresentando o aumento de emprego na área, os recursos técnicos
disponíveis, a comodidade, etc...
03) Bilateralidade:
Trabalhar com a bilateralidade é apresentar aspectos
positivos e aspectos negativos, pontos favoráveis e pontos desfavoráveis do
argumento. É trabalhar com os "prós e contras", sem dar ênfase a apenas
um deles.
Procure trabalhar com apenas dois parágrafos no
desenvolvimento: um com os aspectos favoráveis; outro com os desfavoráveis.
04) Oposição de idéias:
Trabalhar com oposição de idéias é explorar com o mesmo
interesse crítico dois pólos que sustentam a discussão. Por exemplo, em se
tratando de educação infantil, explorar a educação masculina e a educação
feminina com o mesmo interesse, mostrando as diferenças existentes.
05) Causas e
conseqüências:
Trabalhar com causas e conseqüências é apresentar, em um
parágrafo, os aspectos que levaram ao problema discutido e, em outro parágrafo,
as suas decorrências.
06) Exemplificação:
Seja qual for a introdução, a exemplificação é a maneira
mais fácil de se desenvolver a dissertação.
Devem-se apresentar exemplos concretos, que sejam importantes para a sociedade. Argumente sobre personagens históricas, artísticas, políticas, sobre fatos históricos, culturais, sociais importantes.
Devem-se apresentar exemplos concretos, que sejam importantes para a sociedade. Argumente sobre personagens históricas, artísticas, políticas, sobre fatos históricos, culturais, sociais importantes.
Frases-modelo, para o desenvolvimento:
Apresento, aqui, algumas frases que podem ajudar, para
iniciar o desenvolvimento. Não tomem estas frases como receita infalível. Antes
de usá-las, analise bem o tema, planeje incansavelmente o desenvolvimento, use
sua inteligência, para ter certeza daquilo que será incluso em sua dissertação.
Só depois disso, use estas frases:
Frases para parágrafos causas e conseqüências:
Ao se examinarem alguns ..., verifica-se que ... .
Pode-se mencionar, por exemplo, ...
Em conseqüência disso, vê-se, a todo instante, ...
Frases para parágrafos prós e contras:
Alguns argumentam que .... . Além disso ... . Isso sem
contar que ....
Outros, porém, ..... . Há registros históricos de .......
que .......
Frases para parágrafos trajetória histórica:
Antigamente, quando ... , percebia-se que ...
Atualmente, observa-se que ...
Em conseqüência disso, nota-se ...
Outras frases:
Dentre os inúmeros motivos que levaram o ...... é
incontestável que .....
A observação crítica de fatos históricos revela o porquê
de ......
Fazendo um estudo de ....... , percebe-se, por meio de ......
, ....
Ligação entre os parágrafos do desenvolvimento:
É muito importante que os parágrafos do desenvolvimento
tenham ligação, a fim de que não transformem a dissertação em uma seqüência de
parágrafos desconexos. Segue, a seguir, uma série de frases para a ligação
entre os parágrafos.
Além disso ...
Outro fator existente ...
Outra preocupação constante ...
Ainda convém lembrar ...
Por outro lado ...
Porém, mas, contudo, todavia, no entanto, entretanto ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário