Com o surgimento de novas plataformas na web que estimulam o aprendizado, só fica parado no tempo quem quer. Apostando nos cursos online abertos para massas, muitos sites disponibilizam o ensino à distância de forma gratuita, reconhecido por grandes instituições internacionais e com professores renomados na área.
Uma delas é a Coursera, que conta com a colaboração de diversas instituições parceiras para elaborar os mais de 800 cursos disponíveis na rede. Entre os temas da atualidade, economia, programação, inovação, empreendedorismo e gestão de negócios também estão entre as opções para turbinar sua carreira de uma maneira prática, sem stress e no seu próprio ritmo.
Confira abaixo 10 cursos para começar 2015 exercitando o cérebro. Todas as aulas têm início em janeiro:
1. Regras básicas para um empreendimento de sucesso
O sucesso nos negócios é alcançado através de observações agudas no mercado, além de reflexões sobre o fracasso afim de aperfeiçoar uma empresa. Estes são os itens chave que conduzem o curso, ministrado por Sergio Ortiz Valdés e Rafaela Bueckmann Diegoli, do Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey.
Foto via HuffingtonPost
2. Gamificação
O universo dos games também tem algo a ensinar para o âmbito dos negócios. Através de diversos elementos e mecanismos da chamada “gamificação”, o professor Kevin Werbach, da Universidade da Pensilvânia, ensina os alunos a explorarem seus potenciais em prol do desempenho de uma empresa, equipe ou profissional.
3. Os fundamentos do e-commerce
O comércio eletrônico tem se consolidado cada vez mais no mercado e para alcançar os avanços da tecnologia em prol dos negócios, o curso ministrado por Vijay Sethi, da Universidade Tecnológica de Nanyang, Singapura, mostra como modelos de administração aliados a TI, que integra produtos, processos e interações com os consumidores, podem ser desenvolvidos por empresas.
Foto via MaisMusico
4. Pensamento crítico frente aos desafios globais
Opinião todo mundo tem, mas qual é a melhor forma de elaborar seus pensamentos e, com isso, formar uma crítica? Este também é um exercício a ser aprimorado, com a ajuda de Mayank Dutia e Celine Caquineau, da Universidade de Edimburgo. Construir argumentos, aprimorar seu lado racional e desenvolver a habilidade de pensar criticamente é o que move o curso dedicado à iluminar as caixolas nesta era da informação.
5. Tempo de se reorganizar: entenda as organizações
Rodolphe Durand, da HEC Paris, ajuda seus alunos a entenderem melhor sobre as inúmeras organizações que os rodeiam, sejam empresas, governos, ONGs, clubes ou associações. Assim, pode então avaliar a influência de cada segmento, assim como suas gestões e papéis na vida em sociedade.
6. Razão e persuasão: O pensamento através de Platão
A filosofia de Platão e sua prática de desconstruir crenças é a base de estudo do curso de John Holbo, da Universidade Nacional de Singapura. A ideia é estudar alguns diálogos do pensador afim de entender suas teorias e assim exercitar suas próprias.
7. Rumo ao sucesso empresarial, parte II
Apesar de ser a parte II, não é necessário ter cursado a primeira para ingressar no módulo. O professor Edward D. Hess, da Universidade da Virgínia, leva seus ensinamentos para aulas sobre desafios na área de recursos humanos para que se mantenha o sucesso de uma empresa.
Foto via TechNet
8. Pense melhor: Como raciocinar e argumentar
Os professores Walter Sinnott-Armstrong, da Universidade Duke, e Ram Neta, da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, ensinam o aluno a ser mais racional na hora de elaborar seus pensamentos, item essencial na vida do trabalho, além de analisar argumentos de políticos, vendedores e professores.
9. Desenvolvimento rápido de produtos inovadores
Através dos estudos de megatendências sociais e tecnológicas ligadas ao comportamento do consumidor, JTBD (Jobs To Be Done) e matriz morfológica, os professores Arturo Molina Gutiérrez, David Romero Díaz e Pedro Ponce Cruz, do Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey ensinam metodologias aplicáveis à inovação de produtos, focando, é claro, em mercados emergentes desta nova era.
10. Aprendendo a aprender: poderosas ferramentas mentais
O curso ministrado por Barbara Oakley e Terrence Sejnowski, da Universidade da Califórnia, San Diego, aborda exatamente aquilo que muitos temem: a frustração e o stress na hora de aprender, principalmente quando o tempo é curto. Através de técnicas práticas, o aluno aprende de forma mais eficaz e produtiva as disciplinas consideradas difíceis.
Fonte: Nômades Digitais
Nenhum comentário:
Postar um comentário