Os estudos têm provado que uma diminuição de ingestão de água causará o aumento dos depósitos de gordura, enquanto que o aumento da ingestão de água pode na realidade reduzir esses mesmos depósitos de gordura. Embora a maior parte de nós tome por garantido, a água pode ser a “única verdadeira poção mágica” para uma perda de peso permanente, e vejamos porquê:
Os rins não podem funcionar correctamente sem a quantidade de água suficiente. Quando não funcionam capazmente, alguma da sua carga de trabalho é passada para o fígado.
A primeira função do fígado é transformar a gordura armazenada em energia utilizável pelo corpo. Mas, se o fígado tem de realizar parte das funções dos rins, este não poderá funcionar na sua máxima eficácia.
Como resultado, destrui menos gordura permanecendo uma maior quantidade armazenada, originando a paragem de perda de peso.
Beber bastante água é também o melhor tratamento para a retenção de líquidos.
Quando o corpo recebe menos água, interpreta como uma ameaça para a sobrevivência e começa por reter cada gota de água. A água é armazenada em espaços extra celulares (fora das células), dando origem a pés inchados, mãos e pernas.
Os diuréticos (comprimidos) oferecem uma solução temporária, uma vez que "forçam" a saída de água armazenada, juntamente com alguns nutrientes essenciais.
Mais uma vez, o corpo interpreta como uma ameaça e à primeira oportunidade substituirá a água perdida. A melhor forma de ultrapassar o problema de retenção de água é dar ao corpo o que ele precisa, abundância de água limpa e fresca.
Se tem um problema constante com a retenção de água, o motivo poderá ser do consumo excessivo de sal. O corpo só tolera o sódio em determinadas concentrações. Quanto maior for a quantidade de sal ingerida, mais água o corpo irá reter para diluir o sal. Mas é muito simples eliminar o sal de que não necessita, simplesmente beba mais água. Como a água é forçada a passar através dos rins, remove o excesso de sódio e suaviza a retenção de água.
As pessoas mais fortes possuem uma carga metabólica maior, logo uma pessoa com excesso de peso naturalmente necessita de uma maior quantidade de água.
A água também alivia a prisão de ventre. Quando o corpo recebe pouca água, extrai o que necessita de fontes internas e o resultado é a obstipação intestinal.
Com a ingestão da quantidade de água suficiente, o intestino funcionará naturalmente e os problemas de obstipação serão minimizados.
Em suma, temos descoberto algumas verdades notáveis sobre a água e perda de peso:
- O corpo não funcionará com eficácia sem a quantidade de água suficiente e por isso, não pode destruir corretamente a gordura armazenada;
- A água retida reflete-se como excesso de peso;
- Para eliminar a retenção de líquidos deverá beber ainda mais água;
- Beber água é essencial para a perda de peso; para a estabilidade do peso e para as próprias funções do corpo.
Qual é a quantidade de água suficiente:
- Em média, uma pessoa deveria beber 8 copos de água, todos os dias.
- Porém, pessoas acima do peso precisam de um copo adicional por cada 10 Kg de excesso de peso. A quantidade de água que ingere deverá aumentar se praticar exercício físico ou se o tempo for quente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário