quinta-feira, 29 de agosto de 2013

3 dicas para a reta final de preparação para o Enem

 Estamos praticamente a dois meses das provas do ENEM, e quais devem ser suas estratégias na reta final da preparação?
Os estudos, claro, continuam. Mas você deve começar a ficar atento em 3 pontos muito importantes nesse momento:
1 – Mantenha o equilíbrio emocional.

É evidente que cada dia que passa a tensão vai aumentando. Dessa forma, certifique-se de estar em paz consigo mesmo para continuar estudando com qualidade. O estresse e a ansiedade são, certamente, dois dos maiores vilões dos vestibulandos quando as provas estão chegando. Caso perceba que o nervosismo está prejudicando seus estudos e sua qualidade de vida, diminua a intensidade. Outra recomendação que ajuda muito a combater o estresse, e que já comentamos em outro artigo, é a prática rotineira de atividade física.
2 – Faça o maior número de simulados possíveis.


Por que um carpinteiro consegue colocar um prego numa madeira de forma perfeita e com apenas três marteladas? Simples! Porque ele treinou isso durante vários anos! Ou você acha que ele teria essa mesma habilidade se ficasse apenas olhando outros fazerem o serviço? Essa analogia serve para mostrar que assistir aulas e ler bastante não é suficiente para deixar você preparado. Praticar é imprescindível! E a melhor forma de treinar, indiscutivelmente, são os simulados. Afinal, eles recriam praticamente todas as dificuldades que aparecerão na hora “H”.
3 – Comece a conhecer melhor e mais a fundo o exame que irá prestar.


Cada prova tem suas peculiaridades. E para conhecê-las, é necessário ir atrás de questões que apareceram em suas edições anteriores. Essa dica, embora óbvia, é desprezada por grande parte dos estudantes. Se você for prestar Enem, precisa resolver questões que caíram no Enem! Conheça as apostilas que contém mais de 730 questões resolvidas e que aparecem em edições passadas do Enem.

Seguindo essas dicas, além de dar continuidade nos estudos, irá se manter tranqüilo e começará a se familiarizar com o estilo de prova do Enem, tornando-se certamente um candidato muito mais forte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário