Na maioria das vezes, quando
lembramos dos professores, fixamos nosso olhar em seu trabalho. Não nos cabe
apontar julgamentos sobre eles. Falar que existem professores que se dedicam ou
não é perca de tempo, pois a profissão professor é mais que marcar tempo em uma
sala de aula, é desenvolver seu trabalho com
competência.
Quando questionadas sobre quais
seriam as competências docentes, as pessoas logo apontam para uma avaliação
final do trabalho do professor: “o professor fez um bom trabalho”, “o professor
fez um péssimo trabalho”, etc. No entanto, ser professor hoje é muito mais que
estar preocupado apenas com o resultado final; é, na verdade, buscar uma
correspondência eficaz entre o que se tem como conhecimento e o mundo da vida
prática. Para tanto, é necessário algumas (entre tantas)
competências:
O agir
ético: nós professores somos alvo
de nossas próprias palavras. No entendimento infantil, não há uma dissociação da
profissão professor com a identidade de quem a exerce. No entanto, algum tipo de
ação do professor em espaços não escolares, poderá vir a ocasionar profundos
reflexos.
Conhecimento flexível: Diante de leis em educação
que não permitem flexibilidade, buscamos a flexibilidade como ponto de
entendimento, pois sabemos que ninguém sabe mais do que ninguém. No entanto, é
na troca efetiva daquilo que consideramos como conhecimento que vamos
aprendendo. Não temos verdades absolutas, individuáveis, mas possibilidades
diante da resolução de problemas da vida, e para isso, precisamos ser flexíveis,
mesmo que em muitas vezes os pais não compreendam, pois querem respostas prontas
– “produto final”.
Formação Constante: Ser professor é uma
profissão que requer aperfeiçoamento constante, seja no âmbito do entendimento e
reflexão, seja na perspectiva do domínio técnico da profissão. Antes era fácil
ser professor, hoje vivemos dia após dia um turbilhão de informações e
conhecimentos processados à cada segundo.
Trouxe para nossa reflexão apenas
três competências. São competências importantes. Podemos somar à elas as
habilidades e teremos um professor atual, pedagógico e acima de tudo estudioso.
No entanto, há uma dimensão política do trabalho do professor que não pode ser
esquecida: a missão de transformar a sociedade.
Paulo Freire já dizia que se “a
educação não muda a sociedade, tão pouco, a sociedade sem ela mudará!”. Está
implícita nessa frase a missão de cada dia de nossos mestres, nossos dedicados
professores de todos os níveis de Ensino. Não há nível que se sobressai à
outrem, pelo contrário, é na continuidade interdisciplinar dos mesmos que
seguimos desejosos de formar um ser humano mais humano, com olhar para si e para
o outro.
Esses são alguns desafios que
exigem as Competências da Profissão Professor!
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