Muitas
vezes já nos perguntamos isso. Quantas vezes! Geralmente, dois impasses são os
mais evidentes ao se escrever: começar e terminar uma redação; além disso, é
claro, outros: pôr título, argumentar em três ou quatro
parágrafos...
A
tese (parágrafo introdutório ou parágrafo inicial) pode ser obtida através de
alguns procedimentos: para tanto, são usadas definições simples, afirmações,
citações, seqüências interrogativas, comparações de características históricas,
sociais ou geográficas.
Para
se elaborar a tese, deve-se ter preocupação fundamental com o tema oferecido,
levando-se em conta que o parágrafo introdutório é o norteador de toda a
estrutura dissertativa, aquele que carrega uma idéia nuclear a ser utilizada de
maneira pertinente em todo o desenvolvimento do texto.
Podemos
iniciar nossa dissertação usando:
1.
Tipos de tese
Conceituando
(definindo) algo (um processo, uma idéia, uma situação).
É
a forma mais comum de começar. Exemplo:
"Violência
é toda ação marginal que nos atinge de maneira irreversível: um tiro que se nos
é dado, um assalto sem que esperemos, nosso amigo ou conhecido que perde a vida
inesperadamente através de ações inomináveis..."
2.
Apresentando dados estatísticos sobre o assunto enfocado pelo tema
"Hoje,
nas grandes cidades brasileiras, não existe sequer um indivíduo que não tenha
sido vítima de violência: 48% das pessoas já foram molestadas, 31% tiveram algum
bem pessoal furtado, 15% já se defrontaram com um assaltante dentro de casa, 2%
presenciaram assalto a ônibus..."
Este
tipo de tese não é aconselhável se não se mesclar a direcionamento
argumentativo.
3.
Fazendo uso de linguagem metafórica ou figurativa
Esta
tese é utilizada basicamente em redações dissertativas de cunho
reflexivo:
"Sorteio
de vagas na educação... triste Brasil! Tristes e desamparadas criaturas que
transformam-se em números sem particularidade individual e acabam, como num
bingo do analfabetismo, preenchendo cartelas da ignorância. Triste Brasil que em
vez de fazer florescer intelectos, faz gerar o desconsolo e o descontentamento,
impede o progresso intelectual e faz ressaltar a maior das misérias: a
marginalidade que se cria fora do saber."
4.
Narrando, através de flashes, acontecimentos, ações
Nar-ran-do,
não se espante! Bem conduzida, esta seqüência integra apenas o parágrafo
introdutório. Cuidado! Não se desvie da dissertação introduzida dessa forma. O
perigo é, sob pressão, continuar a narração.
"Durante
nove meses, agentes do serviço secreto da presidência da República realizaram
gravações .. clandestinas na rede de telefones usada pelas diretorias do Banco
Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no centro do Rio de
Janeiro. Por mais de 30 semanas, os espiões da Abin, Agência Brasileira de
Inteligência, gravaram conversas do presidente Fernando Henrique Cardoso, de
ministros, dirigentes estatais e empresários. Depois se soube a divulgação
parcial dessas fitas detonou uma crise política e acabou na demissão do então
ministro das Comunicações, Luiz Carlos Mendonça de Barros."
5.
Apresentando uma interrogação ou uma seqüência de interrogações
É
comum o aluno dirigir-se ao professor indagando se este tipo de introdução não
empobrece a dissertação do vestibular. Não se for bem conduzida:
§ em
primeiro lugar, na hora do "branco", é sempre melhor começar interrogando que
não começar;
§ em
segundo lugar, tome cuidado com o número de interrogações: todas deverão ser
respondidas por você nos parágrafos argumentativos pois, afinal, é você quem
estará opinando e não deve esperar respostas de ninguém, muito menos de seu
corretor. "Seu bombril é da Bombril? E a gilete é da Gillette? De tão
conhecidas, estas marcas viraram nomes de produtos e foram incorporadas aos
dicionários de português como se fossem substantivos comuns."
"É
verdade que, depois da porta arrombada, uma tranca é sempre nela colocada? Foi
pensando assim que o governo nomeou, na última semana, a procuradora aposentada
Anadyr de Mendonça Rodrigues para comandar a Corregedoria Geral da União, que
tem status de ministério porque visa à apuração de todas as irregularidades
cometidas no país."
6.
Contestando definições, citações ou opiniões
Engano
de o aluno imaginar que não possa contrariar o tema proposto; ele pode (e deve)
expressar livremente suas opiniões. Só assim haverá registro real de seu
pensamento. Não mistificar o que pensa sobre os fatos, acontecimentos, é
fundamental para a obtenção de boa nota. Nós só encontramos coerência verbal
eficaz quando somos verdadeiros no que dizemos.
"Embora
se divulgue largamente que a mulher está conquistando espaços tipicamente
masculinos, é preciso observar que isso nem sempre se configura como realidade.
O posto mais importante deste país, quer na vida pública, quer em empresas
privadas, são sempre ocupados pelo sexo masculino. As pessoas parecem não
confiar muito no trabalho da mulher; embora saibamos que ela é tão competente
quanto o homem. "
7.
Organizando uma trajetória que vá do passado ao presente, do presente para o
passado, ao comparar social, histórica, geograficamente fatos, ações humanas,
ideologias
"Na
Idade Média, no Renascimento ou até mesmo durante o Século das Luzes, a mulher
esteve sempre a disposição da família, dos trabalhos domésticos e da criação dos
filhos; somente no século XX ela ganha, ainda que não suficientemente, coragem
para inserir-se no "mundo dos homens": pilota, dirige grandes empresas, constrói
edifícios. "
8.
Evidenciando uma série de argumentos que futuramente serão usados como
expansores de parágrafos argumentativos
"Poucas
vagas para as crianças, muita propaganda na tevê, um número exorbitante de
adultos analfabetos, um país fingindo que sabe ler..."
Observação:
cada um dos argumentos acima numerados podem, individualmente, ser transformados
em um parágrafo argumentativo que discuta, por exemplo, a falta de vagas na
escola.
9.
Comparando social, geográfica ou historicamente nações, ações, acontecimentos,
circunstâncias
O
que poderia haver de comum entre jovens pobres do Harlem no final do século XX e
um poeta italiano do século XIII? A equipe de McClintock mostrou que Dante, como
eles, também era rebelde, incompreendido, pressionado.
(Gilberto
Dimenstein, Projeto Aprendiz, via Internet)
"Enquanto
que em países desenvolvidos como o Japão ou I tália o índice de mortalidade
infantil é inferior a 2%, na América Latina há regiões em que atinge os imorais
6,4%, como em alguns bolsões de miséria absoluta no Piauí, sul do Pará e
Maranhão."
"Antigamente
se dizia do FGTS que se tratava de uma "poupança forçada". Estávamos no regime
militar e, sempre que possível, punha-se ênfase no fato de que as coisas eram
"forçadas". Mas o tempo passou, e o FGTS acabou promovido "patrimônio do
trabalhador", inclusive com os sindicatos participando de sua
gestão."
(Gustavo
Franco, revista Veja)
10.
Caracterizando aspectos físicos ou espaços (fechados e abertos),
descrevendo-os
"Um
corredor superlotado, pessoas deitadas pelo chão, nas macas, sobre pias, em
péssimas condições de higiene e de saúde: eis uma fotografia da perversa
realidade brasileira na área da saúde."
"É
num pequeno sobrado, numa rua de pouco movimento, que acontecem, entre paredes
encardidas, na salta exígua, as sórdidas negociações envolvendo os incentivos
oficiais da Sudam, em Belém."
Além
desses tipos que agora aprendemos, você poderá utilizar-se de um expediente
interessante quando começar suas redações: mesclar os dez tipos que temos
disponíveis. Que tal, por exemplo, interrogar e descrever?
Quem
poderia supor Miss Brasil 2001 totalmente biônica? Quem poderia apostar numa
miss quase robótica produzida a partir de 19 cirurgias plásticas? Pois foi o que
aconteceu. Juliana Borges, a gaúcha vencedora do concurso, arrumou as orelhas de
abano, sugou excessos na barriga, costas e quadris, injetou silicone nas maçãs
do rosto e nos lábios, além de dezenas de outras "arrumadinhas" antes de vestir
o maiô e desfilar, encantadora, quase perfeita, pela passarela."
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